Passo-a-Passo: como Criar um blog e ganhar dinheiro com ele

Percebo que várias pessoas têm o sonho de criar um blog, mas não sabem por onde começar. Antes de ter esse site, o meu sonho era cria-lo, mas eu não encontrava muita informação de qualidade na internet. Muitos sites não ensinavam nem mesmo como criar um email gratuito. Assim como eu, muitas pessoas querem criar um blog na internet, mas não sabem como começar ou não sabem o que fazer após colocar seu site no ar.

Já sabemos quenão é preciso saber programação para colocar um site no ar e é muito fácil criar um blog, e isso pode ser feito até mesmo gratuitamente. Ou seja, não é necessário investir em ferramentas caras, não é necessário ser um expert em criação de conteúdo e não é necessário contratar um redator.

Ao longo dos próximos parágrafos, vou passar algumas dicas

homem utilizando blog

incríveis para que você possa criar seu site de forma barata (ou gratuita) e sem precisar saber programação. Além disso, darei dicas sobre como começar a ganhar dinheiro com seu blog (Spoiler).

Os passos iniciais para criar um blog na internet

Eu conheci várias pessoas que sempre tiveram o sonho de criar um blog e colocá-lo online. Porém, no meio de tanta informação disponível na internet, elas ficavam perdidas e não sabiam por onde começar. Elas até encontram alguma informação na internet, mas acabam desistindo por achar que é muito difícil criar um blog, que é caro ou que é necessário saber programação. Minha experiência confirma que nada disso é verdade, pois criar um blog não é nada tão complexo e não chega nem aos pés de algo como fazer aplicações financeiras.

Algumas delas chegam até a criar seus blogs, mas, após isso, não sabem o que fazer. Elas acham que é necessário investir em ferramentas caras, ser um expert em criar conteúdo ou, pior ainda, que devem, obrigatoriamente, contratar um redator, o que é um grande erro e já já vou mostrar como você pode criar um blog gratuitamente ou, se você quiser criar algo de forma mais profissional, gastando muito pouco.

Existem inúmeras ferramentas gratuitas como o Blogger, uma ferramenta criada pelo Google, Página Inicial Bloggerque possibilita que pessoas comuns, como eu e você, possamos criar um site sem saber absolutamente nada de programação. Outra opção é o Wix, uma ferramenta arrasta e solta que te ajuda criar seu site e colocá-lo no ar apenas arrastando blocos e colocando o que quiser neles.

Agora, se você, assim como eu fiz, quiser criar um site profissional, eu recomento que você contrate uma hospedagem, como a Hostgator ou a GFHost para colocar seu site lá. Eu já utilizei as duas e, por experiência, preferi a GFHost, pois além de ser brasileira e possuir um serviço de altíssima qualidade, ela possui segurança otimizada e um de seus donos é o Gustavo Freitas, uma das maiores referências em criação de blogs no Brasil.

Recomendo que você pesquise outras ferramentas também, não fique preso a essa lista. Muitas vezes achamos que isso é besteira, mas podemos nos arrepender de pular essa etapa. O resultado disso pode ser não alcançar o sucesso.

No próximo tópico, irei falar sobre como produzir um conteúdo de qualidade sem ser um expert e, acima de tudo, sem pagar um valor exorbitante a um redator.

 

Os passos essenciais para produzir um bom conteúdo (A COPY DE SEUS POSTS)

Conheci muitas pessoas que, por não saberem esses passos simples desistiram do sonho de ter seu site e eu não quero que você seja mais uma dessas pessoas. Primeiro, para escrever bem, você precisa ler muito, pois isso lhe ajudará a aumentar seu vocabulário e melhorar suas habilidades de escrita. Segundo, você precisa saber o que você vai escrever no seu blog. Pode ser algo que você goste, pode ser um texto ensinando alguém a fazer algo ou simplesmente um diário pessoal. Você decide.

Outro passo importante é procurar informações em outros sites, pois existe muito conteúdo bom na internet sobre os mais diversos assuntos. No YouTube também tem muito conteúdo.

Eu sugiro que você escreva a copy (conteúdo) do seu post em um arquivo do Word, do Google Docs ou do Bloco de Notas, revise e depois copie e cole o conteúdo para seu site, fazendo os ajustes necessários (títulos, fontes, etc.).

A escolha do título é algo de extrema importância, pois é por meio dele que o leitor vai escolher se irá ou não ler o seu texto. Atenção: esse é a última escolha a ser feita, já que o título deve ser algo que resuma o seu texto em pouquíssimas palavras.

É possível também ganhar dinheiro com seu blog, seja para uma renda extra ou como principal fonte de renda. É isso que vou te contar no próximo tópico.

 

Como ganhar dinheiro com meu blog?

Existem diversas formas de você fazer isso. Uma delas é exibir anúncios de outras pessoas no seu site. Outra forma é vender cursos para ajudar outras pessoas a aprenderem algo e a terceira forma é promover produtos de grandes lojas, como das Americanas.

Você pode começar fazendo isso se afiliando a algum produto digital ou se cadastrando no Google AdSense. O Gustavo Freitas, o blogueiro profissional que falei lá em cima, ensina diversas formas de você ganhar dinheiro com seu blog além das que eu falei. Eu sugiro que você conheça o site dele para saber mais.

 

O Blog como Investimento (COMO INVESTIR DINHEIRO)

Se você criar um blog profissional e se dedicar a ele, você poderá ganhar muito dinheiro com isso, mas para isso é necessário aprender.

Quando as pessoas iniciam seus blogs, seja como hobby ou de forma profissional, é necessário que elas busquem cada vez mais informações e capacitação, principalmente se quiserem ganhar dinheiro com isso. Por isso eu indico que você acompanhe o professor Gustavo Freitas e minhas demais postagens para aprender a como utilizar seu blog como investimento e aprender como investir dinheiro.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse.

Passo-a-Passo: como Criar um blog e ganhar dinheiro com ele
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.