5 dicas essenciais para quem quer iniciar no marketing digital

Inúmeras pessoas, insatisfeitas com seu trabalho atual ou buscando fazer algo novo, seja como hobbie ou como um novo modelo de geração de renda, vêem o marketing digital como um modelo promissor e viável. Tudo isso é verdade, mas existem algumas coisas que você precisa saber antes de iniciar seu negócio.

Hoje, com a facilidade de encorntrar conteúdo na internet, informação é o que não falta. Diversos sites, canais no YouTube e livros possuem conteúdos de altíssima qualidade. Alguns são gratuitos, outros são pagos. Alguns são excelentes, outros ruins.

Creio que, se você chegou a este texto, já teve contato com um pouco desse mercado e que está procurando a melhor forma de começar. Já vou lhe adiantar uma coisa: não existe uma fórmula única, nem mesmo uma “fórmula mágica”. Então, se você entrou aqui procurando essa “fórmula mágica” de transformar água em ouro, recomendo que você feche este site e volte a ler contos de fada.

Bom, vejo que você resolveu ficar. Excelente. Por isso, sei que você é uma pessoa comprometida e que está realmente em busca de aprender. Tenho mais uma coisa para te falar antes de você continuar. Eu criei esse artigo para reunir algumas dicas para ajudar quem está começando, não para vender algo. Então quero fazer um compromisso com você: ao longo deste artigo, NÃO IREI TENTAR LHE VENDER ABSOLUTAMENTE NADA!

Vamos nessa?

O segredo do Marketing Digital

Quantos vídeos ou sites você já abriu nos quais as pessoas do outro lado só enrolavam e no final tentavam vender algo para que você descobrisse aquilo que eles pormeteram te contar ainda naquele vídeo? Bom, se isso ainda não aconteceu com você, fique tranquilo, pois vai acontecer.

Parecia que finalmente conseguiria descobrir uma “dica matadora”, e não deu certo. Ou, então, já estava fazendo planos para aplicar aquele “conhecimento oculto”, que nem mesmo chegou a deixar de ser oculto?negocio online marketing digital

A primeira dica que eu quero te dar é acerca dessas pessoas que se intitulam os “gurus”. Grande parte deles nunca sequer aplicaram aquilo que supostamente ensinam. Além disso, eles ficam inflando números para fazer você acreditar que é fácil dormir na sarjeta e acordar milionário.

Então, tome cuidado com as suas influências, procure acompanhar pessoas que realmente aplicam aquilo que eles ensinam e não fique pulando de curso em curso, pois isso pode fazer você ficar perdido e não saber qual caminho seguir.

Não saber qual caminho seguir

Por termos diversas estradas possíveis, é comum que fiquemos em dúvida sobre qual deles seguir. Por isso, além da dica anterior, separei aqui mais algumas dicas para que você possa iniciar sua jornada de forma consistente e ter o sucesso que você espera.

Em alguns tópicos eu deixei alguns vídeos de pessoas que são referência para mim e que eu acompanho desde quando comecei a aprender. Em outros, eu coloquei conselhos que pedi a pessoas que considero como meus mentores e que têm muito para acrescentar aqui.

Dicas para iniciar o seu negócio de Marketing Digital DO ZERO

Dica #1 – Prepare o seu Mindset

Para ter sucesso em qualquer área, é preciso que você esteja mentalmente preparado e alinhado com os seus obejtivos de curto, longo e médio prazo. Isso fará com que vocẽ possa superar os diversos desafios que surgirão pelo caminho. Acredite: eles surgirão.

Se você não estiver mentalmente preparado, você desistirá na primeira queda, por menor que ela seja.

Para isso, é preciso que você responda as seguintes perguntas e mantenha essas respostas gravadas o tempo inteiro:

  • Quem sou eu?
  • O que me motiva a fazer o que eu faço?
  • O que eu quero fazer?
  • Como eu me vejo daqui a 5 anos?
  • Quem poderá ser beneficiado pelo meu sucesso?
  • Como essas pessoas serão beneficiadas?

Para que isso fique ainda mais claro, separei esse vídeo do Conrado Adolpho um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil. Nele ele explica o que é Mindset e qual a importância de você ter o seu Mindset alinhado para o sucesso.

Dica #2 – Tenha Foco e Persistência

Essa dica não vai ser em vídeo, mas sim uma citação. Esse foi um conselho que um grande amigo meu e também um de meus mentores, o Romaryw Borges (romaryw.com.br) me deu.

Certo dia eu pedi a ele que escrevesse em até cinco linhas “qual o principal conselho que ele daria a uma pessoa que esteja começando no marketing digital ou iniciando qualquer outro negócio hoje”.

A resposta dele foi a seguinte:

“Bom, o principal conselho que posso dar hoje para quem está começando a empreender no marketing digital é: TENHA FOCO E PERSISTÊNCIA. Você vai ficar doido com tantas possibilidades e vai querer abraçar o mundo, vai querer aplicar todas as técnicas que todos os ‘gurus’ ensinam, mas isso vai te levar ao fracasso! Não queira atirar para todo lado. Escolha uma coisa e foque nisso! Dedique toda sua energia. Só parta para outra coisa depois que estiver tendo resultado. Ah, e não escolha algo só porque pensa que dá mais dinheiro. Existem diversos nichos e subnichos. Escolha algo com o que você goste de atuar.”

Creio que o que ele disse, por si só, dispensa mais palavras de minha parte.

Dica #3 – Leia

Essa é uma dica que eu dou desde o início do blog. Ler é uma das melhores formas de se obter conhecimento e também uma das mais acessíveis. Se você não tem condições de comprar livros, basta você pesquisar na internet que você irá encontrar milhares de materiais gratuitos.

Aqui no blog, no topo da página, você encontra a nossa sessão de materiais gratuitos, na qual você encontrará ferramentas muito úteis. Neste artigo, eu também recomendo vários livros para quem está começando a empreender. Vale à pena conferir.

Dica #4 – Trate seu negócio como um negócio

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas, ao começarem a empreender, acham que nã0o devem se preocupar com contabilidade, leis, etc e acabam fracassando. Digo isso, pois eu cometi esse erro várias vezes.

Por isso, é importante que você se atente a todos os detalhes para que você possa prosperar e crescer. Para ajudar você, eu criei uma planilha GRATUITA para ajudar você a gerir suas finanças e você pode fazer o Download Clicando AQUI. Se você não sabe utilizar esse tipo de ferramenta, fique tranquilo, pois lá na página eu deixei uma aula gratuita ensinando a usar.

Clique aqui para baixar a sua planilha grátis.

Dica #5 – Escute

Saiba escutar as pessoas que já obtveram sucesso no ramo, elas têm muito a ensinar. Seja ensinável e busque sempre aprender. Só assim você terá sucesso. Só assim você conseguirá enxergar as oportunidades, conseguirá inovar, mudar as coisas.
Eu separei um vídeo do Gabriel Goffi, um empreendedor que eu admiro muito. Creio que esse vídeo vai te motivar nos próximos passos e te ajudar a tomar um rumo, a tomar decisões, a evoluir.

Conclusão

Você percebeu que sua caminhada não será fácil, mas pode ser recompensadora, gratificante e pode te ajudar a alcançar níveis ainda mais altos.

Eu realmente espero que você consiga alcançar seus sonhos e objetivos.

Para isso, quero lhe indicar mais um artigo aqui no site. Nele você encontrará mais passos para te guiar durante a sua trajetória. Então, se você quer continuar sua jornada, leia esse artigo e vamos à luta!

Clique aqui para ler o artigo.

5 dicas essenciais para quem quer iniciar no marketing digital
4 (80%) 1 vote[s]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.